Centro Cultural Brasil-Perú
Embajada de Brasil en el Perú
Calle Atahualpa 390, Miraflores • Lima • 2410654
Lunes a Jueves: 7.30 a.m. a 8:30 p.m.
Viernes: 7:30 a.m a 7:30 p.m.Sábado: 9:00 a.m. a 7:30 p.m.
 
 

Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

PORTAS ABERTAS 2018
CCBP 01-03-2018

EDITAL No. 001/2018


CONVOCATÓRIA PROJETO PORTAS ABERTAS


1. Chamada 1/2018


1.1. A Embaixada do Brasil no Peru convida interessados a apresentar propostas de atividades de difusão cultural e de aproximação dos integrantes da comunidade brasileira em Lima.


1.2. O Centro Cultural Brasil-Peru (CCBP) promove a criação e realização de propostas de atividades culturais que tenham como objetivo a difusão da cultura brasileira no país, envolvendo a comunidade brasileira em Lima. Ao permitir a convivência dentro de um espaço público, procura-se reforçar a cidadania e o sentido de comunidade nacional.


1.3. O CCBP colocará à disposição espaços e horários para a realização de atividades de difusão cultural, ensino, artes e de cunho associativo. A participação se dará mediante aprovação das atividades por parte de comissão avaliadora e assinatura de compromisso com a manutenção das instalações e cumprimento das normas e objetivos estabelecidos.


1.4. Nem a Embaixada nem o CCBP disponibilizarão recursos financeiros para as atividades previstas nas propostas, que deverão ser autofinanciadas. Admitem-se patrocinadores, desde que sem publicidade ostensiva. Também é possível a cobrança de mensalidade, contribuição única ou outra forma de compensação financeira, que deverá ser organizada exclusivamente pelos responsáveis pela atividade, sem qualquer tipo de intermediação por parte da equipe do CCBP, ou geração de recibos nem faturas. No caso de atividades que envolverem compensações financeiras, será solicitada prestação de contas periódica e arrecadação de 15% dos valores recebidos, para fins de recolhimento como renda cultural.


1.5. As instalações do CCBP – salas de aula, galeria, biblioteca e auditório – poderão ser utilizadas no período entre 8h00 e 20h30 de segunda a quinta-feira, de 9h00 a 19h30 na sexta-feira e de 13h30 a 19h30 aos sábados, de acordo com a disponibilidade dos espaços e o tipo de atividade a ser desenvolvida. Os espaços cedidos deverão ser entregues nas mesmas condições em que recebidos. Se necessário, o participante deverá incluir em sua proposta a previsão de cobrir gastos com limpeza. As pessoas ou grupos interessados em conhecer as instalações do CCBP antes de formalizarem a apresentação de suas propostas poderão agendar visita à instituição, por meio do correio ccbp@ccbp.com.pe


 


2. COMO PARTICIPAR


1ª Etapa – pré-seleção de propostas


2.1. Para participar da convocatória, os interessados deverão elaborar proposta básica, indicando as seguintes informações:


a. Informações básicas e dados de contato do responsável: nome, nacionalidade, documento de identificação, telefones, endereço, e-mail, página eletrônica (se for o caso);


b. Regularidade: uma vez por semana, quinzenalmente, etc.;


c. Carga horária: por dia de atividade;


d. Duração e data prevista para início: o período máximo de duração é 10 meses. O período poderá ser renovado após análise de resultados e por ocasião de nova chamada;


e. Descrição básica da atividade: em que consiste, quais são os objetivos pretendidos, pontos de interesse para a comunidade brasileira ou para a difusão da cultura brasileira, etc.;


f. Organização logística: informar quais são as necessidades de espaço, formato da atividade e como serão feitas a divulgação e as inscrições;


g. Organização financeira: incluir informações sobre como o participante pretende mobilizar recursos para a realização da atividade, se envolverá algum tipo de cobrança de mensalidade, contribuição única ou outra forma de compensação financeira; e


h. Anexos: deverão ser apresentados os documentos citados na proposta, incluindo identificação do responsável. Se brasileiro, comprovar situação migratória regular. Opcionalmente, poderão ser apresentados como anexos, de acordo com o caso: a) lista de nomes (acompanhados de dados de contato e, preferencialmente, assinaturas) de outras pessoas que apoiam a realização da atividade; b) carta de empresa ou pessoa física indicando a intenção de patrocinar ou apoiar materialmente a atividade, caso seja aprovada; c) fotos, textos ou outros documentos que ilustrem experiências prévias ligadas à proposta.


2.2. Não serão aceitas propostas que incluam a oferta de serviços de ensino da língua portuguesa, como aulas particulares ou para grupos de adultos.


2.3. Qualquer publicidade ou divulgação das atividades que contenha menção ao CCBP deverá ser previamente aprovada pela direção da instituição.


2.4. Professores e funcionários do CCBP e da Embaixada poderão apresentar propostas, desde que sem nenhum tipo de cobrança de mensalidade, contribuição única ou outra forma de compensação financeira.


2.5. As propostas devem ser apresentadas em português e enviadas por e-mail para ccbp@ccbp.com.pe e cultural.lima@itamaraty.gov.br.


2.6. As atividades das propostas selecionadas poderão ter início a partir de 02 de abril e durar até 22 de dezembro, sendo possível a ampliação, por única vez, até o final de janeiro de 2019.


2ª Etapa - entrevistas


2.7. Os responsáveis pelas atividades das propostas pré-selecionadas pela Comissão Avaliadora serão convidados para entrevistas presenciais.


 


3. CRONOGRAMA


3.1. Apresentação de propostas (1ª. Etapa): de 20 de fevereiro a 09 de março de 2018.


3.2. Deliberação por parte da Comissão Avaliadora (tentativamente): 13 de março de 2018.


3.3. Contato com os participantes selecionados na 1ª. etapa: 14 de março de 2018.


3.4. Entrevistas (2ª. Etapa): 15 e 16 de março de 2018.


3.5. O resultado final será divulgado nas páginas eletrônicas da Embaixada e do CCBP na data tentativa de 19 de março de 2018.


 


4. CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES


4.1. As atividades que já vêm sendo realizadas no âmbito da última Chamada do Projeto Portas Abertas poderão apresentar pedido de continuidade.


4.2. Para tanto, deve ser formulado documento contendo as informações básicas do Responsável/Coordenador (item 2.1. a), bem como comentários sobre a manutenção do formato até então utilizado ou de modificações à proposta originalmente apresentada na Chamada anterior. Novas propostas devem ser apresentadas à parte, levando em conta o que está descrito no ponto 2.


4.3 O pedido de continuidade da atividade será analisado juntamente com as demais propostas recebidas no âmbito da atual convocatória, e sua aprovação estará sujeita à decisão da Comissão Avaliadora, que levará em conta os resultados obtidos até então.


 


5. MAIS INFORMAÇÕES


5.1. Os critérios da Comissão Avaliadora para a seleção das propostas serão: a 1) a pertinência dos objetivos para os propósitos da convocatória; 2) a consistência; e 3) a viabilidade.


5.2. A Comissão Avaliadora será composta por funcionários do Setor Cultural da Embaixada e do Centro Cultural Brasil-Peru.


Exemplos de atividades:


- Reuniões sobre aprender a empreender.


- Clube da canção brasileira.


- Reuniões com filhos de brasileiros, para o trabalho do idioma como língua de herança.


- Cursos de desenho, pintura, origami, etc., para crianças, adolescentes e adultos.


- Cursos de artes manuais brasileiras.


- Reuniões sobre brasilidade: leituras, organização de material para exposição sobre datas comemorativas, etc.  


- Aulas de capoeira e de danças, desde que vinculadas a elementos da cultura brasileira;


- Clube de leitura, para debater obras literárias e outros textos brasileiros;


- Clube de cinéfilos;


5.3. A presente convocatória, modelo de proposta e novidades estão disponíveis na página eletrônica da Embaixada, lima.itamaraty.gov.br


5.4. Questões não informadas na presente convocatória serão resolvidas pela Comissão Avaliadora. O resultado final não é apelável.


                                                    


 


Lima, 19 de fevereiro de 2018. 


 


 


 


                                                 


                                                         Juliano Féres Nascimento


                                                           Ministro-Conselheiro


                                                         Embaixada do Brasil no Peru


 


 



 






 


 



 
  Centro Cultural Brasil-Perú
Embajada de Brasil en el Perú
 
Início
CCBP
Cursos
CELPE-Bras
CCBPNews
Escritores Brasileños
Exposiciones
Revistas
Contacto

 
Artículos
 •  Literatura Brasileña
 •  Estudios en Brasil
 •  Programas Especiales
 •  Concursos
 •  Preguntas Frecuentes
 •  Talleres
 •  Cine Club Brasil
 •  Programación Fala Brasil

 
Fotos
Canal CCBP
 •  Agenda Cultural
 •  Eventos
 •  Biblioteca
 •  Actividades
 •  Video
 •  Download
 •  Registrese

 
 
.:: • © Copyright 2010 - 2018, CENTRO CULTURAL BRASIL-PERÚ ® • Lima • Lima • 2410654 • ccbp@ccbp.com.pe • http://www.ccbp.com.pe .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy