Centro Cultural Brasil-Perú
Embajada de Brasil en el Perú
Calle Atahualpa 390, Miraflores • Lima • 2410654
Lunes a Jueves: 7.30 a.m. a 8:30 p.m.
Viernes: 7:30 a.m a 7:30 p.m.Sábado: 9:00 a.m. a 7:30 p.m.
 
 

Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

PROCESO SELECTIVO
NOTICIAS 21-09-2017

Embajada de Brasil


EMBAIXADA DO BRASIL EM LIMA


Setor Cultural e de Cooperação Educacional


  


 Lima, 21 de setembro de 2017.


  


EDITAL


 


PROCESSO SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR PARA O CENTRO CULTURAL BRASIL – PERU (CCBP)


  



  1. Cargo


1.1. O Presente Edital rege a seleção de Professor para o Centro Cultural Brasil-Peru (CCBP), cuja função será lecionar o idioma português e cultura brasileira, além de desenvolver outras atividades docentes, como a elaboração de planos de aula, participação em capacitações e eventos educativos e culturais, entre outras, a serem designadas pelo Setor Cultural e de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil.


1.2. O candidato selecionado será contratado em regime de 30 horas semanais.


1.3. A remuneração mensal do professor será de S/ 3.177,27 (Três mil, cento e setenta e sete Soles e vinte e sete centavos), valor que compreende os benefícios trabalhistas previstos pela legislação peruana.


 



  1. Candidaturas


2.1. Poderão inscrever-se, para o processo seletivo de contratação de professor para o Centro Cultural Brasil-Peru, brasileiros que contem com excelente domínio da língua portuguesa e da cultura brasileira, e comprovem situação regular de residência e de permissão legal para o exercício de atividade remunerada no Peru, assim como estrangeiros com conhecimento do idioma português comprovado com Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras) – no mínimo nível avançado, e da cultura brasileira. Os candidatos devem possuir diploma de graduação universitária, preferencialmente na área das Ciências Humanas, e contar com experiência em docência de Português como Língua Estrangeira (PLE).


2.2. Os interessados deverão enviar ao Setor Cultural e de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil em Lima, situado à Avenida José Pardo, 850 – Miraflores, até a data de 10 de outubro de 2017, às 17h00, os seguintes documentos:



  1. Cópia de visto válido em passaporte ou de documento de identidade de estrangeiro que comprove situação regular de residência e de permissão legal para o exercício de atividade remunerada no Peru (para candidatos brasileiros);

  2. B) Cópia de documento de identidade oficial válido com foto;

  3. C) Atestado de bons antecedentes ou equivalente;

  4. D) Prova de quitação com o serviço militar (para candidatos brasileiros do sexo masculino);

  5. E) Certificado de quitação eleitoral (para candidatos brasileiros);

  6. F) Declaração de próprio punho de que não ocupa cargo ou função pública;

  7. G) Curriculum vitae, com documentação comprobatória;

  8. H) Cópia de diploma de graduação ou documento equivalente que comprove formação de nível superior.


2.2.1 Será solicitado, ao candidato aprovado no processo seletivo, apresentação de atestado médico expedido por instituição oficial, comprovando aptidão física e mental para o desempenho da função.


 



  1. Processo Seletivo


3.1. O processo seletivo será realizado em duas etapas classificatórias e eliminatórias: (a) análise de currículos e (b) entrevista, ambas conduzidas pela Comissão de Seleção.


3.2. Na análise dos currículos será atribuída pontuação de 01 a 20 para os seguintes critérios: (a) formação acadêmica e (b) formação profissional.


3.2.1. Na avaliação da formação acadêmica do candidato serão atribuídos pontos para a titulação, produção bibliográfica e participação em conferências, de preferência nas áreas de Letras, Linguística, Literatura Brasileira, Pedagogia, História do Brasil e Tradução e Interpretação.


3.2.1.1. No critério de titulação, serão atribuídos 05 (cinco) pontos para cada título de Graduação; 02 (dois) pontos para cada título de Especialização; 03 (três) pontos para cada título de Mestrado; e 05 (cinco) pontos para cada título de Doutorado.


3.2.1.2. No critério de produção bibliográfica, serão atribuídos 02 (dois) pontos por artigo publicado; 03 (três) pontos por capítulo de livro publicado; e 05 (cinco) pontos por livro publicado.


3.2.1.3. No critério de participação em conferências, será atribuído 01 (um) ponto por participação em Conferência, Congresso ou Seminário acadêmico nacional e 02 (dois) pontos por participação em Conferência, Congresso ou Seminário acadêmico internacional. A participação do candidato deverá ter sido na forma de apresentação de trabalho, devidamente comprovada por Certificado expedido pela organização do evento.


3.2.2. Na avaliação da formação profissional do candidato serão atribuídos pontos para a experiência pedagógica.


3.2.2.1. No critério de experiência pedagógica, será atribuído 01 (um) ponto para cada ano de atividade na função de docente em instituição de ensino ou centro cultural; e 02 (dois) pontos para cada ano de atividade na função de investigador em instituição de ensino ou centro cultural.


3.3. A fase de entrevista será realizada no dia 12 de outubro de 2017, no Centro Cultural Brasil-Peru, conforme cronograma a ser publicado no sítio eletrônico da Embaixada. Não serão selecionados para a fase de entrevista os candidatos cujos currículos a Comissão de Seleção julgue inadequados ou insuficientes para o exercício do cargo de Professor do Centro Cultural Brasil-Peru. A entrevista valerá 20 pontos e consistirá de três etapas: Memorial (05 pontos), Apresentação de Tema (05 pontos) e Arguição (05 pontos). Serão atribuídos, ademais, 05 pontos para a qualidade da comunicação oral do candidato na Língua Portuguesa.


3.3.1. Na etapa de Memorial, o candidato deverá discorrer a respeito de sua formação acadêmica e profissional, destacando suas principais experiências. O objetivo dessa prova é aferir os motivos que levaram o candidato a postular o cargo de Professor do Centro Cultural Brasil-Peru.


3.3.2. Na etapa de Apresentação de Tema, o candidato deverá elaborar um plano de aula sobre um tópico de cultura brasileira, indicado pela Comissão de Seleção, o qual deverá ser apresentado em formato de aula. O objetivo dessa prova é verificar os conhecimentos de cultura brasileira do candidato e a capacidade de elaboração e execução de um plano de aula básico.


3.3.3. Na etapa de Arguição, o candidato será interpelado a respeito de tópicos diversos relacionados às suas capacidades profissionais. O objetivo dessa prova é analisar a adequação do candidato aos parâmetros exigidos para a função de Docente do Centro Cultural Brasil-Peru.


 



  1. Disposições Gerais


4.1. Serão eliminados os candidatos que não apresentem toda a documentação exigida no item 2.2. do presente Edital.


4.2. A decisão da Comissão de Seleção, de caráter definitivo e inapelável, será publicada na página eletrônica da Embaixada (lima.itamaraty.gov.br/es-es/).


4.3. O resultado do corrente processo seletivo terá validade de um ano, a partir da data de sua publicação.


 


 


 


______________________________________


(Jonas Paloschi)


Presidente da Comissão de Seleção






 


 



 
  Centro Cultural Brasil-Perú
Embajada de Brasil en el Perú
 
Início
CCBP
Cursos
CELPE-Bras
CCBPNews
Escritores Brasileños
Exposiciones
Revistas
Contacto

 
Artículos
 •  Literatura Brasileña
 •  Estudios en Brasil
 •  Programas Especiales
 •  Concursos
 •  Preguntas Frecuentes
 •  Talleres
 •  Cine Club Brasil
 •  Programación Fala Brasil

 
Fotos
Canal CCBP
 •  Agenda Cultural
 •  Eventos
 •  Biblioteca
 •  Actividades
 •  Video
 •  Download
 •  Registrese

 
 
.:: • © Copyright 2010 - 2017, CENTRO CULTURAL BRASIL-PERÚ ® • Lima • Lima • 2410654 • ccbp@ccbp.com.pe • http://www.ccbp.com.pe .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy